O Hawker Horizon(rebatizado de Hawker 4000), actualmente designado por Hawker 4000, é um jato executivo bimotor de médio-porte e alcance intercontinental, com capacidade para 10 (dez) passageiros (média-densidade) ou 15 (quinze) passageiros (alta-densidade), recentemente homologado pela FAA - Federal Aviation Administration e com fuselagem e asas fabricados quase inteiramente em materiais compostos (fibra de carbono e epóxi), uma novíssima tendência mundial na construção de aeronaves, trazendo vantagens como mais robustez estrutural e redução de peso ao conjunto.
Antes mesmo da entrega do primeiro exemplar ao cliente, o Hawker Horizon foi rebatizado pelo seu fabricante Raytheon para Hawker 4000, uma alusão aos jatos executivos intercontinentais Hawker 800 e Hawker 1000, versões modernizadas e aprimoradas dos antigos Hawker Siddelley ou HS 125, fabricados nas décadas de 60 e 70 pela de Havilland e pela British Aerospace.
Na verdade, o Hawker Horizon ou Hawker 4000 é um projeto original e representa um novo e importante salto qualitativo no aspecto da construção de aeronaves civis, juntamente com outros projetos que utilizam intensivamente a fibra de carbono e o epóxi, como os moderníssimos Boeing 787, Premier I Raytheon, Cirrus SR-22, Honda Jet, Airbus A350, Extra 300 (acrobático), Airbus A380 e outros exemplos militares, como o agilíssimo Saab JAS Gripen, entre outros.
A divisão de aeronaves civis da corporação gigante norte-americana Raytheon foi recentemente vendida para o fundo de investimentos Onex Partners e a operação aguarda a aprovação de Autoridades Regulatórias dos EUA. A aquisição inclui a divisão Beechcraft de aeronaves executivas de pequeno porte.
O Hawker 4000 oferece EGPWS (sistema de alerta antecipado de colisões contra o solo), GPS (navegação por satélite), Inercial (sistema complementar de navegação), Radar Meteorológico Colorido, TCAS (alerta antecipado contra colisões com outras aeronaves dentro do mesmo tráfego), APU (Auxiliary Power Unit), entre muitos outros.



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