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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Boeing 787 Dreamliner

Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787first flight.jpg

Boeing 787-8 Dreamliner
Tipo Avião comercial
Fabricante Boeing
Primeiro vôo 15 de Dezembro de 2009
Capacidade 210 - 330 passageiros
Custo unitário 146 - 200 milhões de dólares
Comprimento 57 - 63 metros
Envergadura 52 - 63 metros
Altura 17 metros
Velocidade máxima 914 Km/h (Mach 0.85) km/h
Peso máx. decolagem 165.100 - 244.140 kg

O Boeing 787 Dreamliner é o mais recente avião comercial da construtora aeronáutica Boeing. Foi apresentado à imprensa, em Everett, WA, em 8 de julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro foi entregue a ANA - All Nippon Airways, com três anos de atraso, empresa que comprou mais de 55 unidades. No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. É capaz de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave.
É, sem dúvida o avião mais bem planejado da aviação mundial dos últimos tempos, um avião que agrada a todos, é econômico, e tem um material mais resistente, e que aumenta a durabilidade do avião. É o primeiro avião comercial a ser fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer vôos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Prevê-se que o alcance médio do Boeing 787 seja de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9).
Novidades:
O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos e 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo, fazendo com que assim o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Em uma entrevista com o diretor da Boeing, Ken Price, foi dito:
“Os materiais compostos não corroem, não ficam fatigados, como acontece com o alumínio. Isso nos permite colocar mais pressão e mais umidade na cabine de passageiros”.
Dito e feito. A cabine possuí mais pressão do que aviões comuns, então enquanto em um avião comum, a sensação é de estar em uma montanha de 2.400 metros de altura, no Boeing 787, a sensação é de 1.800, uma novidade muito boa para quem tem dor de cabeça, ou de ouvido.
Outra novidade são as janelas, que não possuem cortina. Elas possuem um botão, onde o passageiro escolhe a entrada de luz, assim podendo escolher entre luz fraca, forte, ou nenhuma.
“Quando você deixa a janela escura, ainda pode enxergar do lado de fora, curtindo a experiência de voar”, observou o diretor da Boeing, Ken Price.

A iluminação é um fator importante durante o voo. Não só pelo bem estar do passageiro, mas pelo consumo de energia do avião. A companhia apostou na tecnologia das lampadas led.
Elas consomem menos, esquentam menos, exigem menos do ar-condicionado e dão um efeito especial: são centenas de combinações de cores, que podem simular, por exemplo, o pôr do sol, levando os viajantes a um sono mais tranquilo.
Possui três motorizações - RR/GE - o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas.
Seu custo por milha é 12% inferior que aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um concorrente direto. Além disso, o consumo de combustível do 787 é 20% menor que seus mais modernos concorrentes, o que alterado drasticamente o interesse de possíveis compradores de aviões da Airbus, em prol deste moderno lançamento da Boeing.
Além disso é 60% mais silencioso que qualquer jato. Enquanto um Boeing 767 precisa a cada seis anos de fazer uma revisão completa, o Boeing 787 é doze anos.
Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no vôo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen.




Foi o primeiro avião desenvolvido pós-11 de setembro, daí sua necessidade de redução de custos, ecologicamente limpo e versátil. Um Boeing 787 vai levar cerca de 3 dias para ser produzido. Essa experiência de montar os aviões tão rapidamente a Boeing testou primeiro nos Boeing 767 e foi adaptado do sistema japonês de montagem de carros.
O dia 21 de maio de 2009, precisamente às 9:30 am (PDT), foi marcado pela primeira partida de motor totalmente elétrica de uma aeronave comercial de grande porte. A força elétrica usada na partida dos motores RR Trent 1000 foi alimentada pelo APU (Auxiliary Power Unit) da Hamilton Sundstrand e não por meio de uma de usina. Durante a partida foram feitos vários testes em várias condições de potências para avaliar o funciomaneto dos sistemas.
O vôo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, que estava previsto para Setembro de 2007, teve lugar apenas no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (menos 3 do que o planejado devido a mau tempo). A decolagem e aterragem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América.

Propriedades787-3 787-8 787-9
Comprimento: 57 m 57 m 63 m
Altura: 17 m 17 m 17 m
Envergadura: 52 m 60 m 63 m
Secao: 5.91 m 5.91 m 5.91 m
MTOW: 165.100 Kg 219.540 Kg 244.940 Kg
Assentos: 290/330 - Três classes 210/250 - Três classes 250/290 - Três classes
Carga: (124.6 m³) - 28 LD3 (124.6 m³) - 28 LD3 (152.9 m³) - 36 LD3
Motores: GE GEnx ou RR Trent 1000 GE GEnx ou RR Trent 1000 GE GEnx ou RR Trent 1000
Velocidade de cruzeiro: 0,85 Mach 0,85 Mach 0,85 Mach
Autonomia: 4.650 km ou 5.650 km 14.200 km ou 15.200 km 14.800 km ou 15.750 km
Combustível: 126.903 L 126.903 L 138.700 L
Entrada em serviço: 2010 2008 2010

Imagens:

Interior do avião:

Cockpit:



Parte externa do avião:

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