Tipo | Avião comercial |
Fabricante | Boeing |
Primeiro vôo | 15 de Dezembro de 2009 |
Capacidade | 210 - 330 passageiros |
Custo unitário | 146 - 200 milhões de dólares |
Comprimento | 57 - 63 metros |
Envergadura | 52 - 63 metros |
Altura | 17 metros |
Velocidade máxima | 914 Km/h (Mach 0.85) km/h |
Peso máx. decolagem | 165.100 - 244.140 kg |
É, sem dúvida o avião mais bem planejado da aviação mundial dos últimos tempos, um avião que agrada a todos, é econômico, e tem um material mais resistente, e que aumenta a durabilidade do avião. É o primeiro avião comercial a ser fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer vôos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Prevê-se que o alcance médio do Boeing 787 seja de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9).
Novidades:
O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos e 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo, fazendo com que assim o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Em uma entrevista com o diretor da Boeing, Ken Price, foi dito:
“Os materiais compostos não corroem, não ficam fatigados, como acontece com o alumínio. Isso nos permite colocar mais pressão e mais umidade na cabine de passageiros”.
Dito e feito. A cabine possuí mais pressão do que aviões comuns, então enquanto em um avião comum, a sensação é de estar em uma montanha de 2.400 metros de altura, no Boeing 787, a sensação é de 1.800, uma novidade muito boa para quem tem dor de cabeça, ou de ouvido.
Outra novidade são as janelas, que não possuem cortina. Elas possuem um botão, onde o passageiro escolhe a entrada de luz, assim podendo escolher entre luz fraca, forte, ou nenhuma.
“Quando você deixa a janela escura, ainda pode enxergar do lado de fora, curtindo a experiência de voar”, observou o diretor da Boeing, Ken Price.
A iluminação é um fator importante durante o voo. Não só pelo bem estar do passageiro, mas pelo consumo de energia do avião. A companhia apostou na tecnologia das lampadas led.
Elas consomem menos, esquentam menos, exigem menos do ar-condicionado e dão um efeito especial: são centenas de combinações de cores, que podem simular, por exemplo, o pôr do sol, levando os viajantes a um sono mais tranquilo.
Possui três motorizações - RR/GE - o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas.Seu custo por milha é 12% inferior que aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um concorrente direto. Além disso, o consumo de combustível do 787 é 20% menor que seus mais modernos concorrentes, o que alterado drasticamente o interesse de possíveis compradores de aviões da Airbus, em prol deste moderno lançamento da Boeing.
Além disso é 60% mais silencioso que qualquer jato. Enquanto um Boeing 767 precisa a cada seis anos de fazer uma revisão completa, o Boeing 787 é doze anos.
Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no vôo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen.
O dia 21 de maio de 2009, precisamente às 9:30 am (PDT), foi marcado pela primeira partida de motor totalmente elétrica de uma aeronave comercial de grande porte. A força elétrica usada na partida dos motores RR Trent 1000 foi alimentada pelo APU (Auxiliary Power Unit) da Hamilton Sundstrand e não por meio de uma de usina. Durante a partida foram feitos vários testes em várias condições de potências para avaliar o funciomaneto dos sistemas.
O vôo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, que estava previsto para Setembro de 2007, teve lugar apenas no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (menos 3 do que o planejado devido a mau tempo). A decolagem e aterragem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América.
Propriedades | 787-3 | 787-8 | 787-9 |
---|---|---|---|
Comprimento: | 57 m | 57 m | 63 m |
Altura: | 17 m | 17 m | 17 m |
Envergadura: | 52 m | 60 m | 63 m |
Secao: | 5.91 m | 5.91 m | 5.91 m |
MTOW: | 165.100 Kg | 219.540 Kg | 244.940 Kg |
Assentos: | 290/330 - Três classes | 210/250 - Três classes | 250/290 - Três classes |
Carga: | (124.6 m³) - 28 LD3 | (124.6 m³) - 28 LD3 | (152.9 m³) - 36 LD3 |
Motores: | GE GEnx ou RR Trent 1000 | GE GEnx ou RR Trent 1000 | GE GEnx ou RR Trent 1000 |
Velocidade de cruzeiro: | 0,85 Mach | 0,85 Mach | 0,85 Mach |
Autonomia: | 4.650 km ou 5.650 km | 14.200 km ou 15.200 km | 14.800 km ou 15.750 km |
Combustível: | 126.903 L | 126.903 L | 138.700 L |
Entrada em serviço: | 2010 | 2008 | 2010 |
Imagens:
Interior do avião:
Cockpit:
Parte externa do avião:
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