Feed Twitter Facebook

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Matéria especial: Primeira Guerra Mundial

História

A Primeira Guerra Mundial, teve início em 1914, onze anos após o primeiro voo motorizado e controlado, feito pelos Irmãos Wright no Flyer I, e teve fim em 1918. O combate era feito em terra, principalmente com trincheiras (Grandes buracos feitos no chão, onde os soldados se protegiam durante a guerra), mas mesmo eficiente, muitos homens morriam devido a baixa velocidade de transporte e movimentação das tropas. Por isso, começaram a usar aviões, pois no ar, os soldados teriam velocidade, poderiam se camuflar, poderiam reconhecer as localizações inimigas, e atacar.
A guerra era basicamente dividida em dois grupos: a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (França, Grã-Bretanha e Rússia). A Itália foi um país que teve uma pequena participação, pois alegou não ter declarado guerra, e por isso permaneceria neutra. No ano seguinte a Itália passou para a Tríplice Entente.
Em 1917, a Rússia saiu da guerra, por conta de uma revolução interna que ocorria na época. Para a sorte da Tríplice Entente, os EUA começou a apoia-la, com recursos, armamento... Em 1918 a guerra acabou, com vitória da Tríplice Entente, e com a separação da Áustria-Hungria.

Por que os aviões?

Os aviões eram maquinas que tinham velocidade, poderia ser equipado com armamento, e transportar soldados, e tudo pelos céus. Então, aviões começaram a ser utilizados , primeiramente para o reconhecimento de linhas inimigas. Depois, os aviões de combate foram construídos, principalmente bombardeiros, pois era uma forma de destruir as trincheiras inimgas sem passar pelas "Terras de ninguém"(lugar entre duas trincheiras inimigas, que passava por frequente fogo cruzado), fato que quase sempre acabava em morte.

Desempenho aeronáutico

Na Primeira Guerra Mundial, a aviação não era desenvolvida suficientemente para o combate, o voo era muito arriscado, o assento do piloto ficava sem proteção alguma, e colado no motor, que podia pegar fogo a qualquer momento, fato que provavelmente provocaria a morte, já que não eram usados para-quedas, apenas para os pilotos alemães, na parte final da guerra. Sem falar do frio, que no inverno europeu, naquela altitude possuía temperaturas muito baixas, então, as mortes eram muito comuns entre pilotos e observadores.
No total, o melhor desempenho foi francês, com 16.458 pilotos e 2.000 observadores treinados, e 7.255 (39%) mortos, feridos ou capturados, sendo que 5.533 (29%) morreram. Já o pior desempenho, foi o britânico, que apresentou 16.623 mortos, com uma estimativa de 25.000 pilotos e observadores treinados, ou seja, aproximadamente 70% dos pilotos morreram. Para tentar explicar esse fato, muitos apontaram a qualidade das aeronaves utilizadas, que supostamente não tinham tanta velocidade, manobrabilidade, e capacidade de armamento.

Pilotos mais bem-sucedidos

Pilotos Austro-Húngaros

PilotoVitórias
Godwin Brumowski35
Julius Arigi32
Benno Fiala von Fernbrugg28
Frank Linke-Crawford27
Josef Kiss19
Franz Graser18
Eugen Bonsch16
Stefan Fejes16
Ernst Strohschneider15
Adolf Heyrowsky12
Kurt Gruber11
Franz Rudorfer11
Friedrich Navratil10
Raoul Stojsavljevic10


Pilotos Australianos


PilotoVitórias
Robert Little47
Roderic Dallas32
Arthur Cobby29
Elwyn King26
Alexander Pentland23
Edgar McCloughry21

Richard Minifie

21
Edgar Johnson20
Andrew Cowper19
Cedric Howell19
Fred Holliday17
Allan Hepburn16
Francis Smith16
John Gordon15
Roy Phillipps15
Arthur Coningham14
Harold Hamersley13
Eric Stephens13
Thomas Baker12
Raymond Brownell12
Walter Kirk12
Roby Manuel12
Cecil Richards12
Leonard Taplin12


Pilotos Britânicos


PilotoVitórias
Major Edward Mannock73
Captain James McCudden54
Major Philip Fullard53
Major William Barker52
Captain G. E. McElroy48
Captain Albert Ball44
Captain H. J. Larkin41
Captain J. I. Jones41
Captain W. G. Claxton39
Captain F. R. McCall39
Captain John Gilmore37
Captain Henry Wollett35
Captain Frank Quigley34
Major Murless-Green32
Captain J. L. White31
Captain M. B. Frew30
Captain C. E. Howell30


Pilotos canadenses


PilotoVitórias
William Bishop72
Raymond Collishaw60
Donald MacLaren54
William Barker50
Alfred Atkey38
William Claxton37
Joseph Fall36
Frederick McCall35
Francis Quigley33
Andrew McKeever31
Albert Carter29
Reginald Hodge28
Clifford McEwen27
Frank Soden27
Arthur Whealy27
William Thomson26
Stanley Rosevear25
William Shields24
William Alexander23
Joseph White22
Charles Hickey21
Kenneth Conn20
Camille Lagesse20
Arthur Fairclough20


Pilotos Franceses


PilotoVitórias
Rene Fonck75
Georges Guynemer53
Charles Nungesser43
Georges Madon41
Maurice Boyau35
Michel Coiffard34
Leon Bourjade28
Armand Pinsard27
Rene Dorme23
Gabriel Guerin23
Claude Haegelen22
Alfred Heurtaux21
Pierre Marinovitch21
Albert Deullin20
Jacques Ehrlich19
Henri de Sade19
Bernard de Romanet18
Jean Chaput16
Jean Sardier15
Armand de Turenne15
Mauius Ambrogi14


Pilotos germânicos


PilotoVitórias
Manfred von Richthofen80
Ernst Udet62
Erich Lowenhardt54
Josef Jacobs48
Werner Voss48
Fritz Rumey45
Rudolph Berthold44
Bruno Loerzer44
Paul Baumer43
Oswald Boelcke40
Franz Buchner40
Lothar von Richthofen40
Carl Menckhoff39
Heinrich Gontermann39
Theodor Osterkamp38
Karl Bolle36
Julius Buckler36
Max von Muller36
Gustav Dorr35
Otto Konnecke35
Eduard von Schleich35
Emil Thuy35


Pilotos russos


PilotoVitórias
Alexander Kozakov20
Vasil Yanchenko16
Pavel Argeyev15
Ivan Smirnov11
Grigory Suk9
Donat Makeenok8
Yevgraph Kruten7
Valdimir Strizhesky7


Pilotos americanos


PilotoVitórias
Eddie Rickenbacker26
Francis Gillet20
Wilfred Beaver19
Howard Kullberg19
William Lambert18
Frank Luke18
August Iaccaci17
Paul Iaccaci17
Raoul Lufberry17
Eugene Coler16
Oren Rose16
Elliot Springs16
Frederick Libby14
Kenneth Unger14
G. A. Vaughn13
David Putham13
Frank Baylies12
Louis Bennett12
Frederick Lord12
Field Kindley12
Reed Landis12
Emile Lussier12
James Pearson12
Clive Warman12


Principais aviões

  • O Sopwith F1 Camel foi um caça inglês, que se destacou na guerra, pois foi o avião que obteve mais vitórias, foram contabilizadas 1.294, com 5.490 aeronaves produzidas.
  • Outro avião que merece destaque é o Handley Page, que foi o maior bombardeiro produzido no Reino Unido, capaz de carregar mais de 900 quilos de bombas, um grande número para a época.
  • Já do lado da Tríplice Aliança, um avião que fez a diferença foi o Fokker Dr I, triplano alemão que possuía alta capacidade de armamento, manobrabilidade (pelo fato de ter três asas), e ainda era muito rápido. Simplificando, tinha tudo necessário para ser um ótimo avião. Foi com esse avião que Manfred Von Richtofen, o Barão Vermelho virou uma lenda da guerra, com oitenta vitórias contabilizadas. Foram fabricados apenas trezentos e vinte aviões desse modelo, e nenhum avião original existe na atualidade, foram todos abatidos.
  • Já que o assunto era o Fokker Dr I, o avião que ficou conhecido por acabar com a força absoluta da Fokker foi o Nieuport 17, por sua velocidade, e uma segunda metralhadora sincronizada presa acima do piloto.
Outros aviões

Para saber detalhadamente sobre os aviões usados na Primeira Guerra Mundial, clique no nome deles abaixo:


Fotos









A.E.G G






Fokker Dr I







Nieuport 17 vs. Barão Vermelho ( Fokker Dr I)








Handley Page








Zeppelin da primeira guerra



Se você quer ver mais aviões, e todas as postagens sobre a aviação na Primeira Guerra Mundial,clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário