Feed Twitter Facebook

segunda-feira, 7 de março de 2011

EMB-314 Super Tucano

EMB-314 Super Tucano
Super-Tucano Ecuador.jpg
Descrição
Fabricante Embraer
Primeiro vôo 2 de junho de 1999
Entrada em serviço 6 de agosto de 2004 (oficial)
Missão Ataque leve e treinamento avançado
Tripulação 1 (monoposto) ou 2 (biposto)
Dimensões
Comprimento 11,30 m
Envergadura 11,14 m
Altura 3,97 m
Área (asas)
Peso
Tara 3.200 kg
Peso total kg
Peso bruto máximo 5.400 kg
Propulsão
Motores 1 turboélice Pratt & Whitney PT6A-68C
Força (por motor) kN
Performance
Velocidade
máxima
(limpo) 590 km/h (Mach: )
Alcance bélico km
Alcance (com tanques externos) 2.855 km
Tecto
máximo
10.665 m
Relação de subida m/min
Armamento
Metralhadoras (2x) FN Herstal M3P de 12,7mm (.50 in)
Mísseis/
Bombas
(2x) AIM-9L; (2x) MAA-1 Piranha; (2x) Python 3 ou Python 4; (4x) Lança-foguetes de 70mm; Bombas Mk 82 de emprego geral, lança-granadas e guiadas por laser.


O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.

O EMB-314 Super Tucano conta com moderna aviônica digital. painel composto por duas telas – com opção de uma terceira tela - CMFD (Colored Multi-Function Display), um HUD (Head-Up Display) e um UFCP (Up-Front Control Panel), além da tecnologia HOTAS (Hands On Throttle And Stick), que permite ao piloto conduzir todas as fases de voo sem retirar as mãos dos comandos da aeronave.

Iluminação da cabina compatível com o emprego de NVG (Night Vision Goggles); sensor FLIR (Forward Looking InfraRed); sistema de navegação integrado INS / GPS; sistema de comunicações de rádio com criptografia de dados datalink, que possibilita o envio e o recebimento de dados entre aeronaves e equipamentos em terra, em modo seguro.

A cabina do piloto recebeu blindagem capaz de resistir a projéteis de até 12,7 mm; duas metralhadoras de 12,7 mm instaladas internamente nas asas; cinco pontos para até 1.550 kg de cargas externas, capazes de reconhecer o tipo de armamento colocado nessas estações; provisões para amplo leque de armamentos alojados em pods, bombas convencionais e inteligentes, mísseis ar-superfície e ar-ar de curto alcance, podendo este, ser apontado pelo HMD (Helmet Mounted Display).

0 comentários:

Postar um comentário