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segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Embraer CBA 123 Vector


O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.

Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome "CBA" deriva da sigla para "Cooperação Brasil-Argentina".

Foram construidos dois protótipos da aeronave, a partir do projeto do Embraer EMB-120 Brasília, e o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina.

Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve dois protótipos construídos, que foram desmontados após o fim prematuro do projeto, que se deu pelos altos custos que inviabilizaram a aeronave para o mercado civil. Mesmo assim, o conhecimento adquirido resultou na modelagem do bem sucedido jato Embraer ERJ-145.

O curioso no projeto foi a adoção da configruração de propulsão pusher (com os motores junto à fuselagem na traseira e as pás voltadas para trás).

  • Tripulação: 2
  • Capacidade: 19 passageiros
  • Comprimento: 18,5 m (60,67 ft)
  • Envergadura: 16,46 m (54 ft)
  • Altura: 5,6 m (18,37 ft)
  • Peso vazio: 4900 kg
  • Peso máximo de decolagem: 7711 kg
  • Motorização: 2x Garrett Systems TPF351-20A com 1219 hp cada
  • Velocidade máxima: 593 km/h
  • Alcance: 1610 km
  • Teto de serviço: 12192 m (40000 ft)

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