O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.
Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome "CBA" deriva da sigla para "Cooperação Brasil-Argentina".
Foram construidos dois protótipos da aeronave, a partir do projeto do Embraer EMB-120 Brasília, e o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina.
Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve dois protótipos construídos, que foram desmontados após o fim prematuro do projeto, que se deu pelos altos custos que inviabilizaram a aeronave para o mercado civil. Mesmo assim, o conhecimento adquirido resultou na modelagem do bem sucedido jato Embraer ERJ-145.
O curioso no projeto foi a adoção da configruração de propulsão pusher (com os motores junto à fuselagem na traseira e as pás voltadas para trás).
- Tripulação: 2
- Capacidade: 19 passageiros
- Comprimento: 18,5 m (60,67 ft)
- Envergadura: 16,46 m (54 ft)
- Altura: 5,6 m (18,37 ft)
- Peso vazio: 4900 kg
- Peso máximo de decolagem: 7711 kg
- Motorização: 2x Garrett Systems TPF351-20A com 1219 hp cada
- Velocidade máxima: 593 km/h
- Alcance: 1610 km
- Teto de serviço: 12192 m (40000 ft)



0 comentários:
Postar um comentário