| Tipo | Avião comercial Turbohélice |
| Fabricante | Embraer |
| Primeiro vôo | julho de 1983 |
| Custo unitário | ND |
| Comprimento | 20,00 metros |
| Envergadura | 19,78 metros |
| Altura | 6,35 metros |
| Velocidade máxima | 584 km/h |
| Peso máx. decolagem | 10.900 (vazio) kg |
O Embraer EMB-120 Brasília é um avião turbohélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.
Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro vôo foi em 27 de julho de 1983, entrando em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale, seu principal concorrente .
Propriedades:
- Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
- Velocidade máxima: 583 km/h;
- Velocidade long-range: 482 km/h;
- Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
- Capacidade: 30 passageiros;
- Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
- Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
- Teto de serviço: 32.000 pés.



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