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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Boeing 767

O Boeing 767 é um avião bijato desenvolvido e fabricado pela fabricante norte-americana Boeing, sendo essas aeronaves usadas nos Atentados de 11 de Setembro.

O modelo foi introduzido juntamente com o 757, no final da década de 1980. É um widebody, ou seja, têm a fuselagem larga com dois corredores e configuração de assentos 2x3x2 na classe econômica. O Boeing 767, com um longo alcance e baixo custo operacional, foi o principal responsável pela grande popularização dos vôos transatlânticos entre a década de 1970 e a década de 1980.

É a aeronave que mais cruza o Oceano Atlântico diariamente.

O Boeing 767 foi projetado para receber entre 200 e 300 passageiros, e surgiu para atender uma exigência do mercado, que necessitava de uma aeronave intermediária entre o modelo 737 e o 747. Fez seu primeiro vôo em 26 de setembro de 1981. Tratava-se de um 767-200, matriculado como N767BA e dotado de dois motores Pratt & Whitney modelo JT9D de 50 mil libras de empuxo cada.

O 767 também foi a primeira aeronave widebody projetada para que apenas dois pilotos pudessem comanda-la, não exigindo um terceiro tripulante, o engenheiro de vôo.

Tipos de 767

Há três versões do 767, as quais foram lançadas em ocasiões diferentes. Embora foram três versões apresentadas, muitas variantes foram produzidas.

767-200

O primeiro modelo do 767, foi lançado em 1978 e entrou em serviço em 1982 com a United Airlines. Este modelo é usado principalmente em rotas continentais como Nova York-Los Angeles. O 767-200 geralmente é encontrado na configuração de 181 passageiros divididos em três classes ou 224 divididos em duas classes. Todos os modelos da série -200 tem capacidade de carregar 225 devido as limitadas saídas de emergência. Uma saída de emergência adicional possibilita a acomodação de até 290 passageiros na configuração 2+4+2.

767-200ER (Extended Range)

A variante 767-200ER, teve como o primeiro cliente a El Al em 1984. Tornou-se o primeiro 767 a completar um vôo transatlântico, e quebrou o recorde de maior distancia voada sem conexões de um bijato. Embora o 767-200ER não tenha aeronave substituta, espera-se que o Boeing 787-8 seja o provável substituto.Atualmente o 767-200ER é operado no Brasil pela Continental Airlines ligando as cidades de Newark a São Paulo e de Houston a São Paulo e pela US Airways ligando o Rio de Janeiro a Charlotte.

Em dezembro de 2006, um total de 249 Boeing 767-200/-200ER foram entregues.

No Brasil o Boeing 767-200ER tem presença na Frota da Gol Transportes Aéreos,contando com 1 Boeing de prefixo PR-VAC que está nas cores da Varig, e já foi operado também pela BRA e Transbrasil.

767-300

O 767-300 é uma variante alongada do -200 encomendada a pela Japan Airlines em 1983. O primeiro vôo foi em 14 de janeiro de 1986, e entregue a JAL em setembro.

767-300ER (Extended Range)

O 767-300ER é a versão de alcance estendido da versão -300. Voou pela primeira vez em 1986 e recebeu os primeiros pedidos quando a American Airlines encomendou muitas unidades em 1987. A aeronave entrou em serviço na AA em 1988. Em 1995, a EVA Air usou um 767-300ER para inaugurar a primeira rota transpacífica com um 767. No Brasil a TAM, já conta com 3 modelos que estão em operação, prefixos PT-MSQ, PT-MSR, PT-MSU. Em breve a TAM receberá o seu quarto exemplar.Ja a Gol Transportes Aéreos conta com 4 Boeings 767-300ER com os prefixos PR-VAB,PR-VAN,PR-VAO,PR-VAF. A Puma Air, companhia paraense, terá o seu a partir de Janeiro de 2011, onde inaugurará a sua rota para Luanda, será a primeira companhia brasileira (depois da falência da Varig, que tinha rotas luanda e johannesburgo) e ter uma rota para a África.

767-300F (Freighter)

O 767-300F é a versão cargueira do 767-300ER, com a primeira encomenda feita United Parcel Service em 1993 e entregue em 1995. Este modelo tem três portas no principal deck mais 2 no deck traseiro. Das três portas da frente, duas são na frente, e uma é ao lado direito. As duas portas traseira compreendem sobre uma a frente da outra em cada lado da aeronave.Hoje em dia a companhia aérea Absa opera três modelos do 767-300F matrículados como PR-ABB , PR-ABD e PR-ACG.

767-400ER (Extended Range)

A ultima versão estendida do 767, foi lançada em 1997 com pedidos da Delta Airlines e Continental Airlines para substituir os velhos Lockheed L-1011 e McDonnell Douglas DC-10 das frotas. Pedidos também foram feitos pela Kenya Airways e a ILFC, porém foram cancelados. A Kenya Airways e a ILFC preferiram converter os pedidos para Boeings 777. O -400ER foi alongado em 6,5 m do -300. A envergadura também aumentou em cerca de 4,3 m diante dos outros 767, e também asas mais aerodinamicas foram adicionadas ao conjunto para melhor performance e economia de combustível. É o modelo de menor alcance, embora seja o maior de todos. No Brasil, é representado pelas companhias estadunidenses Continental e Delta Air Lines. São usados nas rotas Houston-Rio de Janeiro (Continental) e Atlanta-São Paulo (Delta). A nova rota Houston-Rio de Janeiro (Continental, vôo direto) será operada com o 767-400ER a partir de agosto de 2009.

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