No pouso, quando um avião toca a pista, seu peso pode superar 70 toneladas e a velocidade pode passar dos 300 km/h. Para fazer frente a essa imensa quantidade de movimento, vários sistemas atuam em conjunto para garantir a desaceleração. Após o toque no solo, observe a atuação de diversas superfícies na parte de cima das asas — são os spoilers. Essas chapas planas aumentam a resistência ao avanço (arrasto) e perturbam o fluxo de ar. Dessa forma, a asa deixa de gerar sustentação (força que permite o voo) e o assim, a aeronave toca com os pneus totalmente no chão, permitindo melhor atuação dos freios. A quantidade de energia absorvida pelos freios é tão grande que eles podem exceder 200 ºC após o pouso. O reversor também ajuda, direcionando parte do fluxo de ar do motor para a frente. Sua eficiência é maior em altas velocidades e diminui à medida que a aeronave desacelera. Então, os sistemas ultilizados no pouso para a desaceleração são:
- Spoiler
- Reversor
- Freios convencionais do trem de pouso



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