O sistema de ar-condicionado dos aviões é muito interessante. Esse sistema fica ligado durante todo o voo, para manter uma temperatura agradavél, e até mesmo a pressurização da aeronave, e é crucial principalmente em voos de alta altitude, como os dos aviões a jato (em geral), que voam há mais ou menos 12 quilômetros de altitude, onde o ar é muito rarefeito, e frio.
Como funciona:
Quando o avião está voando, o ar é extraído dos motores do avião, o que faz com que esse ar esteja sob muita pressão, o que faz com que ele fique em uma temperatura acima de 100ºC. Para perder calor, passa por radiadores e uma turbina difusora, o que reduz a temperatura desse ar para 2 ºC. Assim, o ar ainda está muito frio, então é adicionado um pouco de ar quente, assim, a temperatura dentro da aeronave mantém-se entre 18 ºC e 30 ºC.
Quando o avião está em solo, os motores ficam desligados, então o ar não pode ser extraído pelos motores. Então em solo, o ar-condicionado é alimentado pelo APU (Auxiliary Power Unit), que também fornece eletricidade e ar comprimido para vários sistemas do avião.



0 comentários:
Postar um comentário