Feed Twitter Facebook

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mikoyan-Gurevich MiG-21

Mikoyan-Gurevich MiG-21
1 Pucki Dywizjon Lotniczy MiG-21 bis.jpg
MiG-21
Descrição
Fabricante Mikoyan
Primeiro voo {{{primeirovoo}}}
Entrada em serviço 1959
Missão Caça
Tripulação 1
Dimensões
Comprimento 15.76 m
Envergadura 7.15 m
Altura 4.12 m
Área (asas) 23 m²
Peso
Tara 5,350 kg
Peso total 8,726 kg
Peso bruto máximo 9,660 kg
Propulsão
Motores 1× Tumansky R-25-300 turbojato (póscombustão)
Força (por motor) 70 kN
Performance
Velocidade
máxima
2230 km/h
Alcance bélico 450-500 km
Alcance km
Teto
máximo
19,000 m
Relação de subida 120 m/min
Armamento
Metralhadoras {{{metralhadoras}}}
Mísseis/
Bombas
4,400 lb (2000 kg)

...

Mikoyan-Gurevich MiG-21 é um caça, originalmente construído pela Mikoyan e Gurevich Design Bureau na União Soviética. Foram produzidos aproximadamente 10.000 exemplares de seus muitos variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules

Desenvolvimento

O primeiro protótipo com asa delta (nomeado Ye-4, também conhecido como E-4) fez seu primeiro voô em 14 de Junho de 1956, e em 1959 os Mig-21 entraram em serviço.

História Operacional

O MiG-21 esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Porém, muitos pilotos do Vietnã do Norte preferiam pilotar o MiG-17, devido ao "peso das asas" nos MiG-21. Com um peso grande nas asas, o MiG-21 não era tão ágil ou manobrável como o Mig-17. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

Também foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Esse avião era inferior ao F-15 Eagle que foi comprado por Israel nos anos 70. A força aérea indiana foi um dos maiores usuários deste avião depois de ser usado na Guerra Indo-Paquistanesa com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter.

Esses caças foram usados no começo da Invasão soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.

Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares Sukhoi em desenvolvimento.

Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7 (versão chinesa dessa aeronave) em serviço em várias partes do mundo.Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração,rusticidade, agilidade e fácil manutenção ,atreladas a uma devida modernização de aviônica,ainda fazem-no uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.

0 comentários:

Postar um comentário