| Mikoyan-Gurevich MiG-21 | |
|---|---|
| | |
| Descrição | |
| Fabricante | Mikoyan |
| Primeiro voo | {{{primeirovoo}}} |
| Entrada em serviço | 1959 |
| Missão | Caça |
| Tripulação | 1 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 15.76 m |
| Envergadura | 7.15 m |
| Altura | 4.12 m |
| Área (asas) | 23 m² |
| Peso | |
| Tara | 5,350 kg |
| Peso total | 8,726 kg |
| Peso bruto máximo | 9,660 kg |
| Propulsão | |
| Motores | 1× Tumansky R-25-300 turbojato (póscombustão) |
| Força (por motor) | 70 kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 2230 km/h |
| Alcance bélico | 450-500 km |
| Alcance | km |
| Teto máximo | 19,000 m |
| Relação de subida | 120 m/min |
| Armamento | |
| Metralhadoras | {{{metralhadoras}}} |
| Mísseis/ Bombas | 4,400 lb (2000 kg) |
Mikoyan-Gurevich MiG-21 é um caça, originalmente construído pela Mikoyan e Gurevich Design Bureau na União Soviética. Foram produzidos aproximadamente 10.000 exemplares de seus muitos variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules
Desenvolvimento
O primeiro protótipo com asa delta (nomeado Ye-4, também conhecido como E-4) fez seu primeiro voô em 14 de Junho de 1956, e em 1959 os Mig-21 entraram em serviço.
História Operacional
O MiG-21 esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Porém, muitos pilotos do Vietnã do Norte preferiam pilotar o MiG-17, devido ao "peso das asas" nos MiG-21. Com um peso grande nas asas, o MiG-21 não era tão ágil ou manobrável como o Mig-17. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.
Também foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Esse avião era inferior ao F-15 Eagle que foi comprado por Israel nos anos 70. A força aérea indiana foi um dos maiores usuários deste avião depois de ser usado na Guerra Indo-Paquistanesa com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter.
Esses caças foram usados no começo da Invasão soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.
Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares Sukhoi em desenvolvimento.
Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7 (versão chinesa dessa aeronave) em serviço em várias partes do mundo.Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração,rusticidade, agilidade e fácil manutenção ,atreladas a uma devida modernização de aviônica,ainda fazem-no uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.



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