O Cessna Citation é um nome de marketing utilizado pela Cessna para a sua linha de jatos executivos. Ao contrário de um nome para um modelo particular de aeronave, este se aplica a muitas "famílias" de aeronaves com motores turbofan que vêm sendo produzido ao longo dos anos. Dentro de cada uma das seis famílias distintas, melhorias no projeto das aeronaves, pressões pelo mercado e outros resultaram um grande número de variantes, de forma que a linha do Citation tenha se tornado um pouco complexa. Existem também variantes militares, como as séries T-47 e UC-35.
Variações:
- FanJet 500, o protótipo do primeiro modelo da família Citation, voou pela primeira vez em 15 de Setembro de 1969.

- Citation I (Modelo 500) originalmente chamado de Citation 500 antes que a Cessna finalmente fosse denominado Citation I, momento qual o projeto mudou um pouco do FanJet 500. O primeiro Citation I foi um dos primeiros jatos executivos leves a ser motorizado com motores do tipo turbofan. A produção deste cessou em 1985.
- Citation I/SP (Modelo 501) operação com apenas um piloto
- Citation II (Modelo 550) um projeto mais largo e comprido do modelo 500 produzido pela primeira vez em 1978. Inicialmente substituído pelo S/II em produção, mas foi trazido de volta e produzido lado a lado com o S/II até que o Bravo fosse lançado.
- T-47 (Modelo 552) é a designação militar para o Citation II. A Marinha dos Estados Unidos adquiriu 15 aeronaves T-47A como treinadores de sistemas de radar, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos comprou cinco modelos OT-47B para reconhecimento anti-drogas.
- Citation II/SP (Modelo 551) operação com apenas um piloto
- Citation S/II (Modelo S550) incorporou um grande número de melhorias, especialmente um novo projeto de asa. A produção foi concorrente à do modelo II até que o Citation V fosse lançado em 1989.
- Citation Bravo (Modelo 550) é um modelo II e S/II atualizados com novos motores PW530A, trem de pouso e suíte de aviónica Primus 1000. O último Citation Bravo saiu da linha de produção no final de 2006, encerrando quase 10 anos de produção, um total de 337 aeronaves.
- Citation V (Modelo 560), variante produzida a partir do Citation II/SP com motores JT15D-5A
- Citation Ultra (Modelo 560) Citation V melhorado com motores JT15D-5D, e instrumentos EFIS (Sistema Eletrônico de Voo por Instrumentos)
- UC-35A Versão de transporte do exército da versão V Ultra.

- UC-35C Versão para a marinha do V Ultra.
- UC-35A Versão de transporte do exército da versão V Ultra.
- Citation Encore (Modelo 560) Citation Ultra melhorado com motores PW535A e um trem de pouso do tipo trailing-link
- UC-35B Versão de transporte do exército do Encore.
- UC-35D Versão da marinha do Encore.
- Citation Encore+ (Modelo 560) um Encore melhorado inclui o sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) e aviónica redesenhada.
- Citation Ultra (Modelo 560) Citation V melhorado com motores JT15D-5D, e instrumentos EFIS (Sistema Eletrônico de Voo por Instrumentos)
- Citation II (Modelo 550) um projeto mais largo e comprido do modelo 500 produzido pela primeira vez em 1978. Inicialmente substituído pelo S/II em produção, mas foi trazido de volta e produzido lado a lado com o S/II até que o Bravo fosse lançado.
- Citation III (Modelo 650) projeto completamente novo.
- Citation IV foi uma atualização proposta do III, mas cancelado pela Cessna.
- Citation VI (Modelo 650) foi um derivado de baixo custo do III que possuía uma suíte de aviônicos mais simples e interior não personalizável.
- Citation VII (Modelo 650) foi uma melhoria para o III, que esteve em produção entre 1992 e 2000.
- Citation X (Modelo 750) (X é um número romano para dez), um projeto completamente novo, o mais rápido avião civil do mundo desde a retirada do Concorde. 7,31 m de espaço na cabine.
- Citation Excel (Modelo 560XL), versão mais curta da fuselagem do Citation X
combinado com a estreita asa dos V Ultra e a cauda dos V; com novos motores PW545A. - Citation XLS, evouluiu do Excel
- Citation XLS+ incluindo o sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) e um sistema de aviônicos redesenhado.
- Citation Sovereign (Modelo 680), utiliza uma versão alongada da fuselagem do Excel com um projeto de asa completamente novo.
- CitationJet (Modelo 525) essencialmente um projeto totalmente novo
. - Os modelos da série 525 contém uma cabine menor;
- CJ1 (Modelo 525) Versão melhorada do CitationJet
- CJ2 (Modelo 525A) Versão alongada do CJ1.
- CJ2+ (Modelo 525A) Versão melhorada do CJ2 com performance melhorada, novos aviônicos e sistema FADEC.
- CJ3 (Modelo 525B) Extensão do CJ2.
- CJ4 (Modelo 525C) Uma extensão do CJ3, com novos motores Williams FJ44-4 e modelo de asa emprestada do Sovereign. O primeiro voo do CJ4 ocorreu na primeira metade do ano de 2008 com entregas para os clientes iniciando em 2010.
- Citation Mustang (Modelo 510), um novo Very Light Jet (VLJ), ainda menor e mais leve que o CitationJet I, feito para competir com os novos VLJ da Piper, Embraer, Eclipse Aviation, e Adam Aircraft Industries.
Veja aqui todas as nossas postagens sobre essa grande família, a família Citation.



0 comentários:
Postar um comentário