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| Descrição | |
| Fabricante | Bell Aircraft Corporation 5 fabricados |
| Entrada em serviço | |
| Missão | Experimental |
| Tripulação | 1 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 9,4 m |
| Envergadura | 8,5 m |
| Altura | 3,3 m |
| Área (asas) | 12 m² |
| Peso | |
| Tara | kg |
| Peso total | vazio: 3.174kg carregado: 5.555 kg |
| Peso bruto máximo | ' kg |
| Propulsão | |
| Motores | 4x XLR11-RM3 |
| Força (por motor) | kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 1.541 km/h (Mach: 1,25) |
| Teto máximo | 21.500 m |
Bell X-1, originalmente designado como XS-1 - é um avião supersônico experimental construído pela Bell Aircraft Corporation para a Força Aérea dos Estados Unidos em 1947.
É o primeiro avião da família X-planes, uma série de aeronaves experimentais dos Estados Unidos, construídas com o objetivo de testar novas tecnologias e geralmente mantidas sob sigilo.
Em 14 de outubro de 1947, tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo Capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles "Chuck" Yeager. Neste vôo, o de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06.
O X-1 era lançado de um bombardeiro B-29 modificado. Após a separação, eram acionados motores de foguete (Reaction Motors XLR-11, na primeira versão), capazes de levar a aeronave a um vôo supersônico.



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