É a asa cuja inclinação é voltada para a parte frontal da aeronave, formando um "V".
História
Projetistas alemães idealizaram, pela primeira vez, a construção de aeronaves com asas inclinadas para a frente em 1936. Na época, tais aeronaves não foram construídas.
Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha produziu os primeiros aviões com este tipo de asa. Em 1944 os EUA fabricaram o planador de transporte utilitário Cornelius XFG-1. Este projeto acabou por ser abandonado depois de um acidente fatal. Apenas dois foram construídos.
No pós-guerra a NACA (EUA) realizou testes em túnel de vento com uma versão do Bell X-1 dotada de asas voltadas à frente. Como, poucas vantagens aerodinâmicas foram percebidas, estas experiências foram postas de lado. Mesmo apesar de a URSS ter realizado testes com modelos em escala real na mesma época.
Em 1964 a alemã Hamburger Flugzeugbau fabricou o HFB-320 Hansa Jet. Até hoje, o único avião de asas com enflechamento negativo produzido em série. Apenas 47 foram produzidos.
Em fins dos anos 70 uma concorrência foi realizada pela DARPA, com a finalidade de construir um protótipo de caça com asas enflechadas negativamente. Em 1984 o resultado desta iniciativa, o Grumman X-29, fez seu primeiro vôo. Mesmo apresentando um bom desempenho em testes realizados nos anos seguintes, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos optou por encerrar o programa e os dois protótipos foram enviados a museus. Uma réplica em tamanho natural está exposta no National Air and Space Museum.
Em 1997, a russa Sukhoi apresentou o protótipo do Sukhoi S-47 no Show Aéreo de Paris. Especialistas ocidentais suspeitaram que poderia tratar-se de um aparelho que serviria na aviação naval. Porém a Sukhoi, talvez por dificuldades técnicas ou financeiras, não o produziu em larga escala.
Características
- No enflechamento positivo ocorre aumento de estabilidade com pequena redução no arrasto. Já no enflechamento negativo ocorre diminuição de estabilidade com grande atenuação no arrasto.
- Em uma asa convencional, o ar flui para longe da fuselagem. Já na asa voltada para a frente, o fluxo de ar escoa até a junção da asa e concentra-se sobre a fuselagem.
- Na asa "negativa" o ângulo de ataque é maior portanto, a capacidade de manobra é melhor.
- Com o avanço da computação é possível empregar computadores de bordo para correção constante da estabilidade da aeronave. Sem esta correção, existe o risco de o aparelho ficar incontrolável.
- Um avião com esta configuração de asa, necessita de pistas de pouso e decolagem menores que aviões com asas convencionais.
Vantagens x desvantagens
Uma aeronve dotada com este tipo de asa apresenta vantagens e desvantagems:
Vantagens
- Pode ser instalada em um ponto mais recuado da fuselagem, não interferindo com o interior do avião.
- Previne o estol.
- Grande capacidade de manobra em velocidades subsônicas.
Desvantagens
- Sua fabricação requer o uso de materiais compósitos, de alto custo.
- Obrigatóriamente, deve ser mais resistente que a asa convencional, por isso tem um custo mais elevado.
- A aeronave sofre forte instabilidade em velocidades elevadas, o que dificulta seu controle.



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