![]()
O Raytheon Hawker 400XP é uma aeronave executiva bimotor a jato de pequeno porte, com capacidade para sete ou nove passageiros, fabricada nos EUA pela marca Beechcraft e que utilizou como base um projeto de jato executivo comprado do fabricante japonês Mitsubishi, o Diamond.
À partir da década de 90, quando o fabricante norte-americano Beechcraft se interessou pelo projeto do Mitsubishi Diamond à ponto de comprá-lo e rebatizá-lo de Beechjet 400-A, alguns aprimoramentos e melhorias do projeto foram estudados e colocados em prática, como a eliminação dos ailerons tradicionais presentes na maioria dos aviões e sua substituição por superfícies aerodinâmicas chamadas spoilerons localizadas sobre as asas.
À partir daí, os flaps passaram a ocupar quase todo o bordo de fuga das asas, resultando em um conjunto com melhor performance para pousos e decolagens em pistas de médio tamanho, com números similares aos alcançados pelos jatinhos executivos da família Citation, do fabricante estadunidense Cessna. Pode-se considerar esta uma das explicações para o sucesso de vendas do Beechcraft Beechjet 400-A, com mais de 400 unidades vendidas.
A motorização turbofan Pratt & Whitney JT15D do Beechjet 400-A é praticamente a mesma de um dos seus principais concorrentes Cessna Citation II e para competir com os novos jatos da marca Learjet, as mesmas características de conforto do Diamond foram mantidas no Beechjet, incluindo uma galley compacta para refeições rápidas e bebidas e um pequeno toalete básico no fundo da cabine de passageiros.



0 comentários:
Postar um comentário