O P-3 Orion é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II. Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra para substituir os P-2 Neptune. Posteriormente, tornou-se um sucesso de vendas internacionais e foi adquirido por diversos países membros da OTAN e outras nações diversas. Atualmente, 17 nações utilizam versões diferentes do P-3.
O P-3 Orion foi baseado noutro avião da Lockheed, o L-188 Electra II. A primeira versão de produção, designada P3V-1 voou pela primeira vez em 15 de abril de 1961, embora à altura de integração ao serviço, em 1962, o sistema de designações unificado já o rebatizara de P-3.
Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias variantes.
O P-3 Orion é utilizado também pela NASA como plataforma científica sub-orbital. De nome de código NASA 426, este avião está estacionado nas instalações do Goddard Space Flight Center, no estado da Virgínia.
A substituição do P-3 está prevista para 2010-2013 pelo Maritime Multimission Aircraft da Boeing, um modelo baseado no avião civil 737. A Austrália está a estudar a hipótese de substitui-lo também pelo RQ-4 Global Hawk.



0 comentários:
Postar um comentário