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Descrição | |
Fabricante | Northrop Aircraft |
Primeiro vôo | 10 de março de 1959 |
Entrada em serviço | 17 de março de 1961 |
Missão | Treino Avançado de Pilotos |
Tripulação | 2 (1 piloto e 1 aluno) |
Dimensões | |
Comprimento | 14,14 m |
Envergadura | 7,70 m |
Altura | 3,92 m |
Área (asas) | 15,80 m² |
Peso | |
Tara | kg |
Peso total | 3475 kg |
Peso bruto máximo | 5362 kg |
Propulsão | |
Motores | 2 x Turboreactor General Electrics J85-5A, com afterburner |
Força (por motor) | 1748 Kgf kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 1104 km/h (Mach: ) |
Alcance bélico | km |
Alcance | km |
Tecto máximo | 16335 m |
Relação de subida | m/min |
Armamento | |
Metralhadoras | {{{metralhadoras}}} |
Mísseis/ Bombas | |
O Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treino avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino em todo o mundo e o primeiro da FAP (Força Aérea Portuguesa) a ter capacidade supersónica. É ainda o mais fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias Forças Armadas do mundo.
A sua construção deriva do projecto N-156 da Northrop que visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33 Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos, designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959. Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades até 1972 quando terminou a sua produção.
Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino da USAF)a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviónicos e modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento da sua vida útil até ao ano 2020.
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