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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Northrop T-38 Talon


T-38.JPG
T-38 em exposição na Base Aérea Nº 1
Descrição
Fabricante Northrop Aircraft
Primeiro vôo 10 de março de 1959
Entrada em serviço 17 de março de 1961
Missão Treino Avançado de Pilotos
Tripulação 2 (1 piloto e 1 aluno)
Dimensões
Comprimento 14,14 m
Envergadura 7,70 m
Altura 3,92 m
Área (asas) 15,80 m²
Peso
Tara kg
Peso total 3475 kg
Peso bruto máximo 5362 kg
Propulsão
Motores 2 x Turboreactor General Electrics J85-5A, com afterburner
Força (por motor) 1748 Kgf kN
Performance
Velocidade
máxima
1104 km/h (Mach: )
Alcance bélico km
Alcance km
Tecto
máximo
16335 m
Relação de subida m/min
Armamento
Metralhadoras {{{metralhadoras}}}
Mísseis/
Bombas


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O Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treino avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino em todo o mundo e o primeiro da FAP (Força Aérea Portuguesa) a ter capacidade supersónica. É ainda o mais fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias Forças Armadas do mundo.

A sua construção deriva do projecto N-156 da Northrop que visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33 Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos, designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959. Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades até 1972 quando terminou a sua produção.

Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino da USAF)a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviónicos e modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento da sua vida útil até ao ano 2020.

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