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Descrição | |
Fabricante | Lockheed Martin e Boeing |
Primeiro vôo | 7 de Setembro de 1997 |
Entrada em serviço | |
Missão | Superioridade aérea e multirole fighter |
Tripulação | 1 (piloto) |
Dimensões | |
Comprimento | 18,9 m |
Envergadura | 13,6 m |
Altura | 5,1 m |
Área (asas) | 78,04 m² |
Peso | |
Tara | 14.365 kg |
Peso total | 27.216 kg |
Peso bruto máximo | 36.288 kg |
Propulsão | |
Motores | Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan |
Força (por motor) | 155.6877 kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 2.448 km/h (Mach: ) |
Alcance bélico | 3.220 km |
Alcance | km |
Tecto máximo | superior a 15.240 m |
Relação de subida | m/min |
Armamento | |
Metralhadoras | M61A2 20mm |
Mísseis/ Bombas | AIM-120 AMRAAM, GBU-39 SDB, GBU-31 JDAM, AIM-9M Sidewinder |
Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), desenvolveu uma exigência de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea para combater as ameaças emergentes em todo o mundo, incluindo o desenvolvimento e proliferação da era soviética, com Sukhoi Su-27. Era previsto que a ATF iria incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, e sistema fly-by-wire para controlo de voo, sistemas de propulsão de energia e tecnologia de invisibilidade, stealth.
A solicitação foi lançada em julho de 1986, e duas equipes do contratante, a Lockheed / Boeing / General Dynamics e Northrop / McDonnell Douglas foram selecionados em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de vôo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente.
Durante o processo de desenvolvimento na década de 1980, o crescimento esperado do ATF o peso de decolagem e crescente custo expulsou muitos recursos. IRST foi rebaixado de multi-cor a cor única, em seguida, eliminado (embora o sistema infravermelho/ultravioleta de alerta de mísseis funcionaria como um sistema IRST em uma atualização de software futuro),a exigência de assento ejetável foi rebaixada de modo a não ser capaz de cobrir o "envelope de vôo" (termo para uma série de fatores que podem interferir no vôo) por completo, que viria a resultar em uma fatalidade durante os testes de vôo.
Em 23 de abril de 1991, a Força Aérea dos E.U.A. encerrou o projeto e a concorrência vôo de teste com o anúncio da Lockheed YF-22 como o vencedor.
O YF-22 foi modificado para a produção de F-22. As diferenças entre o YF-22 e F-22 incluem a relocalização do cockpit, as mudanças estruturais, e muitas outras pequenas alterações.
A produção de F-22 modelo foi apresentado em 9 de abril de 1997, na Lockheed Geórgia Co., Marietta, na Geórgia. Ele voou pela primeira vez em 7 de setembro de 1997.
A primeira produção de F-22 foi entregue à Base Aérea de Nellis, em Nevada, em 14 de janeiro de 2003 e "Dedicated Initial Operational Test and Evaluation" começou em 27 de Outubro de 2003. Em 2004, 51 Raptors haviam sido entregues.
Em 2006, a equipe do Raptor de desenvolvimento, composto por Lockheed Martin e mais de 1.000 outras empresas, além da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), ganhou o Troféu Collier, prêmio de maior prestígio da aviação dos E.U.A.Em 2006, a USAF pretendia adquirir 381 F-22s para ser dividido entre os sete esquadrões de combate ativo e três caças integrar-se-iam ao esquadrões de caça da Air Force Reserve Command and Air National Guard.
Equipado com uma metralhadora M61A2 20mm e com dois mísseis AIM-9 como arma secundária. O F-22, pode ter armas principais configuradas de dois diferentes modos, adaptado para combate ar-ar, ele pode utilizar seis AIM-120 AMRAAMs, ou ainda, em uma caçada ar-terra, duas bombas de 1000-libras GBU-32 JDAMs e dois mísseis AIM-120. Ele é bem sucedido em ambas configurações.
O F-22 Raptor é um caça de quinta geração. Seu motor dual com capacidade de pós-combustão o Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan. Sua pressão máxima é cerca de 35.000 lbf (156 kN) por motor. A velocidade máxima, sem armas externas, é estimada em Mach 1,82 em modo supercruise, como demonstrado pelo general John P. Jumper, o ex-Chief of Staff da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), quando sua Raptor ultrapassado Mach 1,7, sem pós-combustão, em 13 de janeiro de 2005. Com pós-combustão, de acordo a Lockheed Martin, ele pode ter velocidade superior a Mach 2,0 (1.317 km / h, 2,120 kmh) e o Raptor ainda pode exceder os limites de velocidade, principalmente em baixas altitudes.
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