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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Embraer EMB 111-Bandeirante Patrulha

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Descrição
Fabricante Embraer
Primeiro vôo
Entrada em serviço
Missão Aeronave de Patrulha
Tripulação 5
Dimensões
Comprimento 14,91 m
Envergadura 15,95 m
Altura 4,83 m
Área (asas) 29,1 m²
Peso
Tara kg
Peso total 5.150 kg
Peso bruto máximo 7.000 kg
Propulsão
Motores 2 (Pratt & Whitney, Canadá PT6A-34, turboélice de 750 SHP)
Força (por motor) kN
Performance
Velocidade
máxima
420 km/h (Mach: )
Alcance bélico km
Alcance 2.703 km
Tecto
máximo
m

O Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha, também conhecido pelo apelido de "Bandeirulha", foi criado a partir do avião de transporte leve Embraer EMB-110 Bandeirante, e tem como função o patrulhamento marítimo.

O projeto foi apresentado à Força Aérea Brasileira no ano de 1975 como um substituto para os antigos Lockheed P2 Neptune. Em 1976 foi feita uma encomenda de 12 unidades para a FAB, entregues entre os anos de 1977 e 1979, sendo denominados como P-95 Bandeirulha.

Neste mesmo período, a Armada do Chile encomendou 6 unidades, entregues entre 1978 e 1979. Estas possuíam um sistema completo de anti-congelamento no bordo de ataque das asas.

O Bandeirante Patrulha foi desenvolvido encima da plataforma do já existente bandeirante, seu alcance foi expandido com o uso de tanques na ponta das asas, cada um com capacidade de 318 litros de combustivel, semelhantes ao do Avião de Treino Xavante.

a instalação dos cabides subalares e dos tanques de combustivel exigiu que fosse feito um reforço significativo da estrutura na junção da asa com o trem de pouso.

Como resultado direto do aumento do alcance, o peso máximo de decolagem da aeronave aumentou para 7000kg.

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