| Descrição | |
|---|---|
| Fabricante | Embraer |
| Primeiro vôo | |
| Entrada em serviço | |
| Missão | Aeronave de Patrulha |
| Tripulação | 5 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 14,91 m |
| Envergadura | 15,95 m |
| Altura | 4,83 m |
| Área (asas) | 29,1 m² |
| Peso | |
| Tara | kg |
| Peso total | 5.150 kg |
| Peso bruto máximo | 7.000 kg |
| Propulsão | |
| Motores | 2 (Pratt & Whitney, Canadá PT6A-34, turboélice de 750 SHP) |
| Força (por motor) | kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 420 km/h (Mach: ) |
| Alcance bélico | km |
| Alcance | 2.703 km |
| Tecto máximo | m |
O Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha, também conhecido pelo apelido de "Bandeirulha", foi criado a partir do avião de transporte leve Embraer EMB-110 Bandeirante, e tem como função o patrulhamento marítimo.
O projeto foi apresentado à Força Aérea Brasileira no ano de 1975 como um substituto para os antigos Lockheed P2 Neptune. Em 1976 foi feita uma encomenda de 12 unidades para a FAB, entregues entre os anos de 1977 e 1979, sendo denominados como P-95 Bandeirulha.
Neste mesmo período, a Armada do Chile encomendou 6 unidades, entregues entre 1978 e 1979. Estas possuíam um sistema completo de anti-congelamento no bordo de ataque das asas.
O Bandeirante Patrulha foi desenvolvido encima da plataforma do já existente bandeirante, seu alcance foi expandido com o uso de tanques na ponta das asas, cada um com capacidade de 318 litros de combustivel, semelhantes ao do Avião de Treino Xavante.
a instalação dos cabides subalares e dos tanques de combustivel exigiu que fosse feito um reforço significativo da estrutura na junção da asa com o trem de pouso.
Como resultado direto do aumento do alcance, o peso máximo de decolagem da aeronave aumentou para 7000kg.



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