O Embraer 190 é um avião a jato com capacidade para 100 passageiros, fabricado no Brasil pela Embraer.
Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 122 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os Brasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem destes.
Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175, chegou a vez do Embraer 190. Maior, mais longo e pesado que os irmãos mais velhos, a aeronave voou pela primeira vez em 2004, e foi homologada em agosto de 2005, e no mês seguinte, as primeiras entregas começaram, para a JetBlue, lançadora do tipo, e Air Canada.
Embora seja fabricado no Brasil, somente em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras se tornou a primeira companhia aérea nacional a utilizar os e-jets.
Em junho de 2008, a FAB ( Força aérea brasileira ) encomendou dois Embraer 190 para o serviço de transporte de autoridades da Presidência da República do Brasil, visando substituir os veteranos Boeing 737-200 FAB VC 96 .
Os modelos Embraer 170, Embraer 175 e Embraer 195 são seus "irmãos" menores e maiores.
Tipo | Avião comercial |
Fabricante | Embraer |
Primeiro vôo | 16 de junho de 2002 |
Capacidade | 98/114 passageiros |
Comprimento | 36,24 metros |
Envergadura | 28,72 metros |
Altura | 10,55 metros |
Velocidade máxima | 900 (Mach 0,80) km/h |
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