Feed Twitter Facebook

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Concorde


O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). O concorde foi operado apenas pela Air France e British Airways.

Esse avião se diferenciava dos outros tambem na aterrissagem, pois o seu bico era muito grande então os pilotos não conseguiam ver a pista. A solução foi que na aterrissagem e na decolagem, o bico do avião abaixava(olhe na imagem abaixo:).



Voos comerciais com o concorde começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003, por vários motivos:

  • Essa aeronave poluía muito tanto com som, como com a grande quantidade de fumaça que ele jogava.
  • A quantidade de gasolina ultilizada era enorme.
  • A queda de um concorde a Air France no dia 25 de julho de 2000:
O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.
Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600kg.
O vento estava a favor do lado que a aeronave iriá decolar e isso aumenta o arrasto no avião.
O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.
O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.
Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.
O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.
E por fim o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos. Com isso o avião perdeu o controle e tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto.
Vídeo da explosão:

0 comentários:

Postar um comentário