Feed Twitter Facebook

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Coandă-1910


Coandă-1910 - foi o primeiro avião com propulsão a jato da História. Construído pelo romeno Henri Coandă e exibido na Segunda exposição aeronáutica internacional de Paris em Outubro de 1910.

Era uma aeronave de design pouco convencional e sua característica principal era seu sistema de propulsão. Empregava um motor do tipo termojato, que é uma tecnologia intermediária entre o motor a pistão e o motor a reação. Utilizava um motor de combustão interna comum que acionava um compressor no lugar de uma hélice. O combustível misturado ao ar comprimido era queimado em duas câmaras de combustão e ejetado pelas suas laterais. Com isto pretendia-se obter a força para impulsionar o avião.

Em 16 de Dezembro de 1910, durante um teste no solo, Coandă foi surpreendido pela potência do propulsor e a aeronave decolou. Não conseguiu controlar o aparelho que caiu em chamas.

Cquote1.svgEra dia 16 de dezembro de 1910. Eu não tinha intenção de voar neste dia. Minha intenção era checar a operação do propulsor em terra, mas o calor do jato que voltava pra mim era muito maior do que eu esperava, assim fiquei preocupado com a possibilidade do avião se incendiar. Por isso, eu me concentrei em ajustar o propulsor e não percebi que o avião ganhava velocidade rapidamente. Então eu olhei pra frente e vi os muros de Paris se aproximando rapidamente. Não havia nenhum tempo para parar ou para fazer a volta e eu decidi tentar corrigir a rota e continuar. Infelizmente eu não tinha nenhuma experiência de vôo e não usei os controles do avião. O avião pareceu fazer uma curva repentina e descer, colidindo com o solo. Primeiramente a asa esquerda bateu no solo e então o avião deu uma cambalhota. Eu não estava usando cinto de segurança e desta maneira, felizmente fui jogado longe da aeronave, que se incendiou.
Durante este curto vôo, Coandă observou que os gases superaquecidos do escape pareciam envolver as laterais do avião muito de perto e imaginou que esta seria a causa do incêndio. Investigou este efeito por muitos anos, como outras pessoas. Hoje este fenômeno é conhecido como efeito Coandă em sua homenagem.

0 comentários:

Postar um comentário