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sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cessna 172 Skyhawk

Cessna 172 Skyhawk
Cessna 172M Skyhawk II (PT-JME).jpg
Cessna 172M do Aeroclube de Novo Hamburgo, no sul do Brasil
Tipo Avião de treinamento civil
Fabricante Cessna
Primeiro vôo 1956
Capacidade 3 passageiros
Comprimento 8,28 metros
Envergadura 11 metros
Altura 2,72 metros
Velocidade máxima 302 km/h
Altura máxima de vôo 4.120 metros
Peso máx. decolagem 1.110 kg

O Cessna 172 Skyhawk é uma aeronave de 4 lugares, monomotor, e asa alta. É a mais popular aeronave treinadora de vôo no mundo pela sua facilidade na pilotagem(apenas um motor, trem de pouso fixo...). Os primeiros modelos produzidos foram entregues em 1957 e ainda está em produção em 2006; mais de 35,000 foram construídos. Os principais concorrentes do Skyhawk são o Piper Cherokee, o Beechcraft Musketeer e o Grumman Cheetah (nenhum em produção actualmente), e, mais recentemente, o Diamond Aircraft DA40 Star.

O Cessna 172 tem reputação de aeronave extremamente fácil de pilotar e robusta. Bastante estável, é apreciada para vôo de lazer e viagem. Com baixa carga alar (peso / área das asas) e asas de perfil convencional de alta sustentação, pode operar em pistas curtas e mal preparadas (saibro, cascalho, grama, etc). Os flaps são do tipo slotted (fenda), e defletem em ângulo de até 40 graus. A atuação dos mesmos é elétrica, com motor instalado na asa direita comandado através de switch no painel. As asas são do tipo alta semi-cantilever e o trem de pouso é do tipo triciclo, fixo, com amortecedores do tipo lâmina e rodas carenadas. O design do Cessna 172 transpira simplicidade e praticidade. O alarme de perda de sustentação, que em outras aeronaves é um dispositivo elétrico, neste Cessna é um mecanismo aerodinâmico, um apito no bordo de ataque accionado pela sucçao do ar para fora da asa, sucção esta causada pela depressão barometrica no bordo de ataque da asa acontecimento caracteristico da perda de sustentação. As asas altas, por sua vez, abrigam os tanques de combustível. Isto permite a alimentação do motor por gravidade, sem a necessidade de uma bomba de combustível adicional (boost pump ou auxiliary pump) elétrica. Os amortecedores também mostram a simplicidade do design da Cessna. Do tipo lâmina de aço, os amortecedores do trem de pouso principal não possuem nenhum mecanismo hidráulico como em outras aeronaves da mesma categoria, como os monomotores de asa baixa da Piper.

Características:

  • Tripulação: Um
  • Capacidade: 3 passageiros
  • Comprimento: 8.28 m
  • Envergadura: 11 m
  • Altura: 2.72 m
  • Àrea da asa: 16.2 m²
  • Peso vazio: 743 kg
  • Carga paga: 400.5 kg
  • Peso máximo de decolagem: 1,110 kg
  • Motor: 1x Lycoming IO-360-L2A
  • Tipo de propulsão: Motor a pistão, com 4 cilindros horizontalmente opostos, refrigerado a ar e com transmissão direta, 360 polegadas cúbicas de deslocamento (cilindrada 5,9L)
  • Potência: 160 hp a 2,400 rpm; 119 kW
  • Velocidade Máxima: 222 km/h
  • Vne=300 km/h
  • Distância máxima alcançada: 1,270 km a 60% de potência a 10,000 ft
  • Teto operacional: 4.120 metros
  • Razão de Subida: 720 ft/min
  • Potência/Massa: 6.9 kg/hp

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