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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Boeing 747SP

O Boeing 747SP (Special Performance) é uma aeronave que foi concebida para vôos de grandes distâncias construida a partir do modelo normal do Boeing 747, cuja fuselagem foi encurtada em aproximadamente 16 metros. Além disso, a deriva teve de ser aumentada para compensar a instabilidade direcional que poderia acontecer caso houvesse perda de um dos motores. Mantiveram-se contudo a mesma capacidade de combustível e a asa dos modelos maiores, mudando-se apenas os flaps, que se tornaram mais simples.

História

O primeiro vôo do SP foi realizado em julho de 1975, com a entrega para a Pan Am em março de 1976. Com tantas mudanças, o SP logo se tornou conhecido como um batedor de recordes. Por exemplo, foi o primeiro jato a voar regularmente sem escalas entre Nova Iorque e Tóquio. Ou ainda, em março de 1976, o primeiro SP da South African Airways voou 16.500 km no seu vôo de entrega, direto de Everett, Estados Unidos, até a Cidade do Cabo.

Foi também num SP que a Pan Am realizou um vôo especial, de volta ao mundo, em 48 horas e com somente duas escalas. Porém, com as melhorias introduzidas nas novas versões do 747, o SP passou a ser um modelo cada vez menos procurado, devido aos seu alto custo operacional por assento. Assim, somente 45 unidades foram construídas, muito embora a maioria ainda permaneça em operação, sendo muito apreciado como "jatinho particular" de reis e Sheiks.

Na América Latina, somente a empresa Aerolineas Argentinas operou com o SP, e mesmo assim, com uma única aeronave. Voou regularmente ao Brasil nos anos 80 pela Braniff (Rio de Janeiro) e até 2003, nas cores da South African Airways.

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