O Beechcraft Baron é um avião bimotor a pistão lançado na década de 60 pela Beechcraft, que utilizou como base o robusto projeto de fuselagem do monomotor Beechcraft Bonanza, da mesma marca. A versão curta chamada B-55 teve a produção em série encerrada mais cedo, mas a versão alongada chamada B-58 foi sucesso de vendas, graças à combinação de fatores como robustez estrutural, muita potência disponível nos dois motores Continental de 285 HP cada (até o fim da década de 70) ou 300 HP cada (vendida até hoje), manutenção simples e barata, ótima flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas e acabamento refinado.
Concorrente direto do Piper Seneca, foi, como esse, um sucesso de vendas no Brasil, devido à expansão do mercado aeronáutico nas décadas de 70 e 80. Parte importante do sucesso deve-se ao cuidadoso trabalho de pós-venda desenvolvido pela Líder Aviação, que representa, além dos aviões Raytheon/Beech, os jatos Bombardier Learjet no país.
Apesar de possuir uma cabine menos espaçosa que o concorrente da Piper - que chegou a ser montado pela Embraer/Neiva -, pode levar confortavelmente os passageiros em vôos de curta e média distâncias. Pela robustez e resistência características do projeto - como o Piper Seneca -, foi escolhido por muitos agropecuaristas brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas.



0 comentários:
Postar um comentário