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O Antonov An-72 é uma aeronave de transporte de cargas, pessoas e tambem é usado militarmente desenvolvida pela Antonov na antiga União Soviética. Ele foi designado como uma aeronave do tipo STOL (Short Takeoff and Landing - Pousos e Decolagens curtas) e foi implementado para a substituição do Antonov An-26, mas suas várias variações o fizeram ter grande sucesso como transportadores de cargas comercial.
O An-72 possui seu codinome, Cheburashka, devido ao grande duto de entrada dos motores, que se parece com as grandes orelhas da popular criatura animada soviética com o mesmo nome.
Ou seja, o An-72 é ultilizado no transporte de pessoas, de cargas, e tambem na área militar.Tipos de An-72:
- An-72 'Coaler-A' - Aeronave de Pré-produção. Dois protótipos foram voados.
- An-72A 'Coaler-C' - Produção inicial da aeronave STOL para transporte com uma fuselagem mais longa e maior envergadura.
- An-72AT - 'Coaler-C' - Versão cargueira do An-72A compatível com containers de padrão internacional.
- An-72S - 'Coaler-C' - Transporte executivo VIP com uma galley embutida na parte frontal da cabine, areas de trabalho e descanso na cabine central, e 24 poltronas na parte posterior da cabine, podendo também ser reconfigurada para transportar carga ou 38 passageiros ou ainda em versão para transporte aeromédico, carregando oito macas.
- An-74 - Versão de suporte à voos para o Árctico e Antártida, com espaço para cinco membros da equipe, maior capacidade de combustível, maior radar em um radome no nariz aumentado, melhor equipamento de navegação, melhor equipamento de degelo (de-ice), e pode ser equipado com esquis no trem de pouso.
- An-74A - Modelo para passageiros ou carga.
- An-74MP - Versão para patrulha marítima. Pode transportar 44 soldados, 22 soldados com pára-quedas, 16 macas com auxílio médico, ou 10 toneladas de carga.
- An-72P - Aeronave para patrulha. Armado com um canhão de 23mm GSh-23L, além de bombas e/ou foguetes.
- An-74T - Versão cargueira equipada com uma manivela interna, roldanas, e pontos para alçar cargas. Pode também ser adaptada com linhas estáticas para para-quedistas ou carga.
- An-74T-100 - Variação do An-74T equipado com uma estação para o navegador.
- An-74D
- An-74-100
- An-74-200
- An-74TK - Modelo conversível para passageiro/carga que pode ser equipado para 52 passageiros, carga, ou ambos.
- An-74TK-100 - Variação do An-74TK equipado com uma estação para o navegador.
- An-74TK-200
- An-74TK-200C
- An-74TK-300 - Modelo atualizado, primariamente para operadores civis com motores mais eficientes em uma posicão convencional sob as asas, sem as habilidades de STOL dos modelos mais antigos, mas mais barato em sua operação.
- An-74T-200 - Aeronave para transporte militar
- An-74T-200A - Aeronave para transporte militar
- An-74TK-300
- An-74TK-300D - Um An-74 com motores em uma posicão sob as asas.
- An-74-400 - Modelo alongado proposto do An-74TK-300 com um aumento da fuselagem de 8 m, e também seria equipado com motores mais potentes.
Propriedades:
| Dimensões | An-74 |
|---|---|
| Comprimento | 28,07 m |
| Envergadura | 31,89 m |
| Altura | 8,65 m |
| Área da asa | 98,62 m² |
| Teto Operacional | 11.800 m |
| Peso Vazio | 19.050 kg 42.000 lbs |
| Peso Máximo de Decolagem | 34.500 kg 76.058 lbs |
| Velocidade Máxima | 509 km/h 317 mph |
| Alcance com Carga Máxima | 4.325 km |
| Velocidade Máxima | 700 km/h |
| Velocidade de Cruzeiro | 550/600 km/h |
| Motores | Lotarev D-36 série 1A |
| Número de Motores | Dois |
| Empuxo | 63,9 kN 14.330 lbf |
| Tripulação Técnica | Cinco |



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