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| Tipo | Avião cargueiro pesado |
| Fabricante | Antonov |
| Primeiro vôo | 1982 |
| Capacidade | 88 passageiros |
| Custo unitário | 150 a 200 milhões de doláres |
| Comprimento | 69,10 metros |
| Envergadura | 73,3 metros |
| Altura | 20,78 metros |
| Velocidade máxima | 865 km/h |
| Altura máxima de vôo | 11.600 metros |
| Peso máx. decolagem | 405,000 kg |
O Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada do An-225. Atualmente ele é o segundo maior avião cargueiro do mundo. Ele ainda é o maior avião de carga já feito em escala industrial.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques e lançadores de mísseis, entre outra coisas), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói dos povos russo e soviético), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro vôo comercial, que ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea, comercialmente: um gerador de 124 toneladas, associado a outros itens alocados no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta do compartimento de carga de proa) e as portas do compartimento de carga de cauda, 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).
É o segundo maior avião produzido em massa. Ele perde apenas para o A380 da Airbus. Há mais de 40 An-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Ele também foi o avião com maior volume de carga transportada (1014 metros cúbicos) até a criação do Airbus A300-600 ST Beluga (1400 metros cúbicos). O compartimento de carga dele tem 4,4 metros de altura e 36,5 metros (entre rampas) de comprimento. A rampa de proa (frontal) ainda deixa 2,10 metros utilizáveis e a de popa (traseira), 4 metros e meio. No total, temos 43,1 metros de comprimento. Já as larguras são, em metros, 6,4 na base, 3,996 no teto e 6,8 máxima. Ele também detém o recorde de mais longo vôo feito por um avião! Ele decolou em maio de 1987 e, durante vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Ele partiu com um peso total de 455 toneladas.



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