Feed Twitter Facebook

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

14-Bis


Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto Santos Dummont, em Paris apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação.

O 14-Bis foi construído em mais ou menos 2 mêses(ninguem sabe quando iniciou-se o projeto)

Sabe-se que no dia 18 de julho daquele ano, Santos Dumont inscreveu-se no Aeroclube da França para disputar duas provas de aparelhos mais pesados que o ar: a taça Archdeacon e o prêmio Aeroclube da França para o aparelho que realizasse um vôo de mais de 100 metros.

Diário de Santos Dummont:

  • 18 de julho de 1906: O aparelho concluído.
  • 19 a 29 de julho: Testes com o avião preso ao balão 14 e pendurado num cabo inclinado.
  • 21 de agosto: Testes no campo de pólo.
  • 22 de agosto, 4h: O 14 bis chegou a se levantar do solo. Santos Dumont verificou que o motor de 24 cavalosvapor (CV) era insuficiente.
  • 3 de setembro: Novo motor de 50 CV foi instalado.
  • 4 de setembro, Bagatelle, 5h: O 14 bis correu, mas Santos Dumont não conseguiu manter o controle.
  • 7 de setembro, por volta das 17h: Atingiu uma altura de cerca de 2 m. Às 18h55: O 14bis deslizou no chão. Às 19h20: Nova tentativa, sem sucesso.
  • 8 a 12 de setembro: Alterações no projeto.
  • 13 de setembro, 7h50: O 14-bis correu 350 m no solo. Alterações no aparelho.
  • 8h40: Nova tentativa e percorreu cerca de 7 m no ar.
  • 23 de outubro, 9h15: corre em Bagatelle. O 14bis havia sido envernizado para aumentar a sustentação, e alterações foram feitas na carcaça da nacela (espaço do piloto) para reduzir o peso. Às 16h45: O 14bis decola e percorre 60 m numa altura de cerca de 3 m do solo. Santos Dumont ganha a taça Archdeacon.
  • 12 de novembro: Santos Dumont instalou um aileron (dispositivo para controlar a inclinação lateral) octogonal. Quatro ensaios, cada um com uma série de vôos: I) 10h: Voou cerca de 40 m; II) 10h25: Dois vôos, um de 40 m e o outro de 60 m. III) 16h09: Dois vôos, um de 50 m e o outro de 82,6 metros, em 7,2 s, com velocidade média de 41,3 km/h; IV) 16h45: 220 m percorridos em 21 s, a uma velocidade de aproximadamente 37,4 km/h.
  • 0 comentários:

    Postar um comentário